Quem gosta de sushis diversos sabe que a preparação correta do Gohan (arroz), para depois temperá-lo com o molho Su (tornando-o Shari) é muito importante à qualidade e ao sabor das receitas, por isso, a gente vai deixar algumas dicas de preparo do Kindai, para que esta base tão preciosa fique perfeita. Anote tudo!
Qual arroz usar e como prepará-lo?
O arroz ideal para montar os sushis é o tipo japonês, seja ele de grãos curtos ou longos, cozinhe corretamente somente em água, depois de retirar o excesso do amido dos grãos (lavando-os até que o excesso do amido tenha ido embora e a água fique transparente).
Atenção, a medida certa para um cozimento perfeito é utilizar uma medida de grãos para três medidas de água. Exemplo: se utilizar um copo americano cheio de arroz, utilize três copos de mesma medida (americano) de água para cozinhá-lo. O tempo de cozimento pode chegar até 25 minutinhos em fogo médio até que o ponto correto seja alcançado. Os grãos precisam estar macios, úmidos e grudadinhos, mas, sem desmanchar. Após o cozimento deixei-o descansar por 10 minutos, tampado, para, então, ser temperado.
Outra dica importante é: como o arroz tem sabor neutro, cuidado com a água utilizada na hora do cozimento. Ou seja, água mineral ou filtrada, sem a adição de cloro ou outros aditivos e impurezas é sempre o ideal para que os grãos não fiquem com gosto residual.
O Molho Su
O preparo do molho Su, (feito com vinagre de arroz, açúcar e saquê mirin) é a próxima etapa para temperar o Gohan. O ideal é ter cuidado com a adição do açúcar, pois, em excesso ele pode deixar os sushis muito grudentos e pouco saborosos. Para cada quilo de arroz cozido utilize cerca de 350ml de molho Su. Faça o molho com 150g (3/4 xícaras) de açúcar para 150ml (3/4 xícara) de vinagre de arroz, 50ml (1/4 xícara) de saque mirin, 1 colher de chá de glutamato monossódico. Coloque tudo em uma tigela e mexa bem, até que o açúcar dissolva e tenha o aspecto levemente denso.
Depois é só temperar o arroz quente e ir ventilando-o, ao mesmo tempo que coloca o tempero. Essa ação pode ser feita por duas pessoas, enquanto uma adiciona o tempero. Incorporando-o ao arroz, a outra utiliza um leque ou abanador para movimentar o ar e resfriá-lo. Deixe-o descansar até que esfrie completamente. Agora, com a base de arroz pronta, é só montar uma infinidade de sushis, entre eles os mais queridos como os Uramakis, Niguiris e os Temakis.